São Vicente promove Festa do Livro nas escolas e creches
terça-feira, 12 de novembro de 2013Até o dia 14 deste mês, a Secretaria de Educação de São Vicente promove a Festa do Livro nas unidades de Educação Infantil e Fundamental, além das creches da Cidade.
Durante o evento serão desenvolvidas atividades que resgatam as brincadeiras infantis. Também haverá cantigas de roda, apresentação de literatura de cordel, saraus, roda de conversa e releitura de obras de Ivan Cruz. Os alunos poderão montar brinquedos nas oficinas de sucata.
A festa envolve o Projeto de Leitura do Departamento de Educação Infantil, Gira – Girou, Ler, Cantar, Dramatizar, entrar na Roda e vir Brincar, desenvolvido pela pedagoga, professora e contadora de histórias, Luciana Martins de Maria que vai prestigiar o evento. Os pais dos alunos participarão do enceramento no dia 14.
Projeto – O projeto Gira Girou – Ler, Dançar, Cantar, Dramatizar, entrar na Roda e vir Brincar” – foi implantado este ano pela Diretoria de Educação Infantil nas unidades escolares. O objetivo é resgatar o “tempo dos avós” com atividades para desenvolver o raciocínio, respeito às regras e convívio social.
Na primeira etapa, a Diretoria de Educação Infantil promoveu um encontro entre coordenadores de Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental e o professor coordenador pedagógico de creches. Na ocasião aconteceu a abertura do Projeto de Leitura que trabalha o resgate das rodas de histórias, cirandas e brincadeiras de roda com o objetivo de fazer dessas atividades uma rotina dentro dos equipamentos.
Segundo a diretora da Educação Infantil, Edimeia Soares de Oliveira, é preciso ter consciência da importância das brincadeiras no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. “Devemos resgatar as brincadeiras de roda, pois são muitos os benefícios que proporcionam nesta faixa etária, já que estimulam as capacidades, além de fazer com que as crianças amadureçam de forma saudável e compreendam regras de convívio”.
Edimeia explica que estes momentos deverão ser incorporados à rotina. Por isso, a necessidade de planejamento, valorização e intencionalidade no uso dos espaços, o que enriquece as experiências e vivências dos pequenos.